A polémica à volta da soja e seus derivados levanta algumas questões pertinentes e tal como com outras leguminosas e também com os cereais, devemos ter em atenção, a sua proveniência e utilizar sempre que possível, soja sem OGM (organismos genéticamente modificados). A soja biológica oferece essa garantia à partida, contudo, isso não implica que o seu consumo não deva ser moderado, uma vez que se trata de um alimento processado industrialmente, através de processos químicos que alteram o valor nutritivo inicial do grão. A soja texturizada é portanto, de todos os derivados da soja, aquele que devemos ingerir menos vezes.
A bolonhesa de soja é um dos muitos pratos onde a soja texturizada fina se utiliza, sendo a base, a mesma que se pode usar numa lasanha ou canellonis, para recheio de uma pizza ou até mesmo num empadão.
Ingredientes:
· 100 gr de esparguete integral
· 1 cebola média e um dente de alho
· 100 ml de tomate em polpa
· 150 gr de soja (proteína texturizada de soja) de granulado fino BIO
· 50 ml azeite
· 1 colher de chá de molho de soja
· 1 dl de vinho branco
· Sal e pimenta
· 1 folha de louro
· Orgãos q.b.
Preparação:
- Demolhar o granulado de soja em água (cobrir a totalidade) durante ½ hora, até dobrar o volume.
- Cozer o esparguete num tacho com água a ferver e sal.
- Picar a cebola e o dente de alho e refogar no azeite. Juntar a polpa de tomate, temperar com o sal e a pimenta e deixar cozinhar um pouco em lume brando.
- Triturar tudo até formar um molho homogéneo.
- Juntar a soja bem escorrida, acrescentar um pouco de molho de soja, o vinho branco e uma folha de louro. Deixar cozinhar em lume brando.
- Temperar com os oregãos no final.
- Passar o esparguete por um escorredor e dispo-lo num prato ou travessa, colocando por cima a bolonhesa de soja.